Bio
Paula Coelho
Nasceu em Luanda em 1960. Frequentou a Faculdade de Letras da UL e a FCSH da UNL (Psicologia/ História da Arte e História). Fluente em francês, inglês e castelhano. Atualmente desenvolve a sua atividade profissional na área de produção, relações públicas e mediação cultural, colaborando intermitentemente com várias associações culturais.
Entre 2011 e 2018 integrou a equipa fixa de A Barraca nas
áreas de produção, relações públicas e assessoria à Direção. Entre Março e Outubro de 2011 colaborou com a Cooperativa Descalças e a Associação Corredor, em S. Miguel, Açores, nas áreas de produção e criação artística.
Nesse mesmo ano fez a produção dos programas Terças a Ler e Encontros Imaginários n’A Barraca. No CEPiA - Centro de Estudos Performativos e Artísticos, em Évora, de 2008 a 2010, desenvolveu atividade na área da produção (logística, angariação de apoios, patrocínios, recursos financeiros e humanos-voluntariado) e da criação artística.
De 2002 a 2008 integrou a equipa da ACERT- Associação
Cultural e Recreativa de Tondela na produção executiva da Programação Regular e dos Festivais Internacionais de Teatro (FINTA), de Música do Mundo (Tom de Festa), de Jazz (Jazzin’Tondela) e Vídeo (Tom de Vídeo). Numa parceria entre a ACERT e o Grupo M’Beu e Motumbela Gogo, apoiou a produção do Festival de Agosto de 2003, em Maputo.
Foi co-fundadora da Cooperativa de Animação Cultural "Estás a ficar careca Hermengarda”, e das associações “Lua Cheia Teatro para Todos” e “Vicenteatro” , onde continua a desenvolver atividade esporádica nas áreas de produção e criação artística.
No Instituto de Inovação Educacional de 93 a 95, como produtora executiva de
projetos relacionados com as práticas artísticas na Escola, dirigidos por Leonor Areal. Foi colaboradora do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para a
Comemoração dos Descobrimentos Portugueses como formadora de Professores (expressão dramática) e técnica de História ao Vivo de 1991 a 2000.
Participou, como atriz e formadora, em várias equipas, institucionais e privadas, de reconstituição histórica, em todo o país.
Em 1992 fez a produção do Colóquio “Caos e Meta Psicologia”, dir. Carlos Amaral
Dias e Luís de Sousa Ribeiro – Núcleo de Investigação da AEISPA
Integrou o elenco de A Barraca de 91 a 97 e de 99 a 2002.
Fez o curso de formação de atores e animadores sócio culturais ministrado
pela Grupo de Acção Teatral A Barraca. Integrou o grupo de teatro No Pote das Ginjas, da Faculdade de Psicologia da UL dirigido por Luís de Sousa Ribeiro.